Faculdade de Medicina
Programa/Conteúdo Programático

 

 

Abordagem Nutricional em Doenças Endócrinas e Metabólicas

O Programa de Abordagem Nutricional em Doenças Endócrinas e Metabólicas prepara profissionais para atuar na prevenção e controle do Diabetes Mellitus, da obesidade, da dislipidemias, das doenças relacionadas ao metabolismo ósseo, das tireoidiopatias e na terapia coadjuvante dos déficits de crescimento. Durante o programa os aprimorandos aprenderão e orientar os aspectos nutricionais e metabólicos dessas patologias. Aprofundaram seus conhecimentos fisiopatológicos e terapêuticos dessas doenças.

 

 

Administração em Serviços de Nutrição e Dietética

Formar profissionais para atuar de forma integral na área de administração de serviços de alimentação, nas diversas atividades: Elaboração de cardápios, elaboração de escalas de serviço, administração de RH, controle de qualidade, controle microbiológico de alimentos, dietas especiais, formulas lácteas, confecção de dieta enteral, compras, recebimento, armazenamento de alimentos e desenvolvimento de fornecedores.

 

 

Análises Clínicas: Nefrologia

Proporcionar o aprendizado dos aspectos teóricos e práticos dos exames laboratoriais mais utilizados em análises clínicas, e a interpretação fisiopatológica dos resultados alterados. Refere-se ao exames de Bioquímica do sangue, Líquor, Líquido Amniótico, Ascítico, Pleural, etc; Coproparasitologia; Bacteriologia e Micologia; Hematologia; Hemoterapia (Imuno-Hematologia); Imunologia Clínica (Marcadores Tumorais, hormônios, proteínas específicas); Depuração de inulina e do p-amino-hipurato.

 

 

Animais Peçonhentos

O programa tem por objetivos desenvolver competências nos profissionais envolvidos no que concerne ao diagnóstico dos acidentes com animais peçonhentos, especialmente com seres humanos; o reconhecimento dos animais causadores (serpentes, escorpiões, abelhas, vespas, aranhas, lagartas, etc.) o conhecimento da biologia, do comportamento e do manejo destes animais e se possível o treinamento para extração dos venenos.

 

 

Atenção Integral a Saúde da Criança e do adolescente

Conhecer e compreender as transformações corporais que ocorrem durante a pulberdade, as repercussões psicológicas, a evolução cognitiva, as modificações da socialização e a construção da nova identidade. Vivenciar e atuar de forma supervisionada frente a adolescentes em situação de risco. Estudar e conhecer a díade filho-mãe, desde a concepção, as condições de gestação, da aceitação ou interrupção da mesma, o período peri e pós natal. Compreender o processo saúde/doença.

 

 

Citologia Oncótica

Temas de Citologia Oncótica – Histórico, Generalidades, Importância e Noção de Patologia Geral, Colpocitologia, Detecção e Prevenção do Câncer Ginecológico. Noções de Epidemiologia do Câncer Cervical, Papilomavirus humano, leitura ao microscópio dos esfregaços vaginais e outros tecidos. Coleta citológica vaginais e raspado de bolhas da pele. Processamento de amostras de escarro, lavado brônquico, lavados vesicais, urina, líquidos ascítico, pleural, Coloração de Shorr, Giemsa, Papanicolaou.

 

 

Dietoterapia em Insuficiência Renal Crônica

Durante o primeiro e segundo ano, o aprimorando desenvolverá suas aptidões junto com a nutricionista que atende o serviço, dentro da rotina de funcionamento dos ambulatórios de Renais Crônicos e dos diversos tipos de tratamentos crônicos oferecidos na Unidade de Diálise do Hospital das Clínicas. Discussões clínicas e fisiopatológicas do distúrbio nutricional e estratégias dietéticas para seu tratamento.

 

 

Enfermagem em Diálise

Formação especializada em Diálise para Enfermeiros, devendo habilitá-los para atuação em Unidades de tratamento dialítico do Brasil, em atividades Clínico Assistenciais e Educacionais, junto a pacientes portadores de IRC.

 

 

 

 

Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia

Sistematização da Assistência de Enfermagem; Comunicação nas Relações Humanas; Gerenciamento da Assistência de Enfermagem; Planejamento Estratégico em Enfermagem; Gerenciamento de Recursos Materiais e Financeiros; Exames Laboratoriais e Noções de Laboratório na área, Bioética; Introdução a Metodologia Científica; Assistência de Enfermagem nos diversos campos de Hematologia e Hemoterapia; Hemovigilância e Legislação em Hemoterapia.

 

Enfermagem em Neonatologia

Alojamento Conjunto: Vantagens para mães e bebês. Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano. Método Canguru. Técnicas na área Neonatal. Medicação em Neonatologia. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Assistência de Enfermagem às principais Patologias Neonatais. Transporte do Recém-Nascido de Risco. Uso de hemoderivados na Área Neonatal. Estágio Supervisionado na forma de treinamento em serviço nas áreas: Alojamento conjunto e centro obstétrico, berçário, UCI e UTI Neonatal.

 

 

Enfermagem em Saúde Pública

Atividades práticas mediante estágio no: Centro de Saúde Escola; Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HC; Secretaria Municipal de Saúde (Nível Central, Atividades básica de saúde e unidade de saúde da família); DIR XI. *Atividades teóricas mediantes seminários dos módulos: ciências sociais; epidemiologia; políticas de saúde; administração em saúde pública. Apresentação de monografia. *Revisão bibliográfica para os seminários e relatórios de estágios

 

 

Enfermagem em Terapia Intensiva

Insuficiências Orgânicas Processo de Trabalho em enfermagem e em UTI Sistematização da Assistência de Enfermagem Interpretação Clínica de Exames complementares interações em equipe multiprofissional, com pessoas em estado crítico e seus familiares metodologia da pesquisa.

 

 

 

 

Exercícios Físicos em Medicina Desportiva Preventiva

Bases morfofisiológicas da construção muscular, adaptações metabólicas ao esforço, exaustão e fadiga musculares. Bases metabólicas e nutricionais da hipertrofia muscular e do condicionamento aeróbio. Tipos, intensidade, e duração dos exercícios para saúde e condicionamento athético. Métodos de avaliação da aptidão física e do condicionamento.

 

 

Farmácia Hospitalar - HEB

Padronização de medicamentos, aquisição e estocagem de medicamentos, controle de estoque, rastreabilidade, dispensação de medicamentos: dose unitária e individualizada, triagem de prescrições médicas observando interação medicamentosa, medicamentos psicotrópicos e entorpecentes/controles e dispensação, antimicrobianos/controles e dispensação, conferência das medicações dispensadas, controles de devoluções de medicamentos, kits de medicações para o Centro Cirúrgico, Farmácia de alto custo, etc...

 

Fisioterapia

Programa voltado para capacitação em reabilitação hospitalar de maneira abrangente, contemplando ambulatórios, unidades de internação e de terapia intensiva. Manuseio de equipamentos e técnicas de atendimento desenvolvidas em todos os tipos de patologias.

 

 

Fisioterapia Geral – HEB

Programa para capacitação de profissionais para atuar em área de atendimento hospitalar, com ênfase ao trabalho em equipe e ótimo atendimento.

 

 

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Programa específico para habilitar profissionais para desenvolver atividades em Unidades de Terapia Intensiva (neonatal, pediátrica e adultos), realizando avaliações e tratamento de diversas patologias graves, direcionando para tomada de decisões e posicionamento profissional dentro de equipe multiprofissional.

 

 

 

 

Fonoaudiologia

Avaliação e tratamento fonoaudiológico para pacientes com distúrbios de linguagem, de voz, de avaliação e de deglutição. Realização de exames de avaliação auditiva: audiometria total e vocal, imitanciometria, BERA, emissões otoacústicas e avaliação de procedimento auditivo.

 

 

Hemoterapia

Preparar o profissional para exercício da hemoterapia dentro de toda a visão do denominado ciclo do sangue: Da coleta à liberação de uma transfusão para paciente. O Programa se baseia no desenvolvimento das habilidades nas áreas de: imunohematologia, processamento de sangue em seus hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrados de plaquetas, plaquetaféresis, plasma fresco congelado, crioprecipitado e qualificação do plasma excedente para envio para a indústria de hemoderivados.

 

 

Imunohematologia

Tipagem ABO/ fases direta e reversa, Dificuldades de Tipagem/Soluções tipagem Rh (d) e controle Rh Pesquisa de D fraco; Pesquisa de anticorpos Irregulares em Fase Salina (Pesquisa de IgM), Pesquisa de Anticorpos Irregulares em Tampão à Baixa Fôrça Iônica, Pesquisa de Anticorpos Irregulares em Método Enzimático (papaína), Provas de compatibilidade, Teste de Coombs Direto, Preparo de Reagentes: Hemácias A1, A2 e B mini-painel de hemácias Fenotipagem eritrocitária, Teste de hemolisina.

 

Imunologia de Moléstias Infecciosas e Parasitárias

Protozoários de importância médica, com especial referência a doença de chagas, Toxoplasmose, Leishmaniose, Malária, Protozoários como agentes intra-celulares. Papel das células fagocíticas, Cinética das Citocinas. Estudo da Imunidade Celular “in vitro”. Testes sorológicos: reação de imunofluorescência indireta, reação de Hemaglutinação e ELISA, Xenodiagnóstico artificial para diagnóstico etiológico de doença de chagas; infecção experim. De T. gondii em camundongos imunoestimulados com glucana.

 

 

 

 

Imunopatologia e Sorodiagnóstico

Realização de exames da rotina sorodiagnóstica, envolvendo os seguintes exames: 1) Anticorpos anti-P.brasiliensis: reação de imunodifusão, teste de Elisa; Auto-anticorpos: Elisa; Imunofluorescência direta em corte de congelação de rim, pulmão e pele. Complementação do arpimoramento com estágios curtos em técnicas de citopatologia e de laboratório clínico. Treinamento de pesquisa.

 

 

Imunopatologia Pediátrica

Seminários – aulas programadas – atividades teórico práticas versando sobre: 1) Sistema imune 2) Avaliação laboratorial da imunidade humoral/celular, dos fenômenos inflamatórios e alérgicos e do complemento. 3) Distúrbios da imunodeficiência congênitas e adquiridas. 4) Mecanismos imunofisiopatológicos das doenças alérgicas (respiratórias – alimentar – ocupacional e a drogas). 5) estudos do anticorpos monoclonais e suas aplicações terapêuticas.

 

 

Inovação Tecnológica em Diagnóstico e Pesquisa Laboratorial

Formação teórica abordando: Biossegurança e ética em pesquisa introdução à estatística e informática hemostasia, hematologia, doenças transmitidas pelo sangue, imunohematologia, biologia molecular, biologia celular, estudo eletroforético das proteínas plasmáticas e Bioquímica eritrocitária imunobiotecnologia e transfusão sangüinea.

 

 

Laboratório em Metabolismo Nutricional e Desportivo

Bases Morfosiológicas da contração muscular, adaptações metabólicas ao esforço, exaustão e fadiga musculares. Bases metabólicas e nutricionais da hipertrofia muscular e do condicionamento aeróbio. Tipos, intensidade, e duração dos exercícios para saúde e condicionamento atlético. Métodos de avaliação física e do condicionamento.

 

 

 

Micologia Médica

Biologia e taxonomia de fungos. Classificação das micoses. Técnicas básicas de laboratório em Micologia e preparo de meios de cultura. Coleta, armazenamento e transporte de materiais clínicos para exames micológicos. Diagnóstico laboratorial das micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas. Avaliação da concentração inibitória mínima de drogas anti-fúngicas. Testes sorológicos. Reações intra-dérmicas com antígenos fúngicos.

 

Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Pública

Capacitação teórico-prática nas áreas de Nutrição em Saúde Pública e Hospitalar. Ampliar os conhecimentos na área de nutrição na Atenção primária na saúde do adulto, da criança e da mulher. Possibilitar atuação na vigilância e segurança alimentar e nutricional. Atuar de forma integral nas enfermarias e ambulatórios do HC, desde a avaliação nutricional até a prescrição e acompanhamento da terapia nutricional. Participar de atividades intersetoriais de extensão e ensino.

 

 

Nutrição Clínica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Atendimento em ambulatórios de cirurgia de cabeça e pescoço e disfagia. Atendimento na quimioterapia e disfagia Intervenção nutricional em pacientes internados teórico: Avaliação do estado nutricional. Métodos de avaliação nutricional – inquéritos dietéticos, - avaliação antropométrica, avaliação laboratorial – interpretação dos métodos de avaliação nutricional (composição corporal e exames laboratoriais). 3) Terapia nutricional – indicação e contraindicação – vias de admnistração.

 

 

Nutrição Clínica em Pediatria

O Depto de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP tem criado uma tradição no Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Nutrição Clínica, e isto juntamente com um Serviço assistencial de grandes proporção cria um cenário que propicia a formação de Nutricionista na área clínica com possibilidade de atuação tanto no campo da medicina institucional quanto privada.

 

 

Nutrição Clínica Hospitalar

Avaliação do estado nutricional, diagnóstico nutricional, conduta dietética, terapia nutricional enteral e parenteral, visitas multiprofissionais, seminários, estudos de casos. Assistência nutricional se dará aos pacientes internados nas unidades de internação do HC e seus Ambulatórios.

 

Nutrição Dietética Preventiva e Desportiva

Informações sobre o metabolismo protéico-energético e vitamínico mineral, necessidades e adequação alimentar, fisiopatologia das doenças nutricionais. Avaliação da composição corpórea, hábito dietético e gestão alimentar, indicadores bioquímicos e calorimétricos de pacientes (DCNT) e de desportistas. Adequação dietética e suplementação alimentar de desportista. Avaliação dietoterápica.

 

 

Nutrição em Doenças Crônicas

O programa deverá proporcionar o aprendizado das técnicas de avaliação nutricional, nutrição enteral e nutrição parenteral, vitaminas e minerais, terapia nutricional na Desnutrição Energético Protéica, na Obesidade, nas Dislipidemias, nas doenças crônicas, além de acompanhamento nas atividades da Comissão de Nutrição Enteral e Parenteral.

 

 

Nutrição em Doenças Tropicais

Avaliação clínico–nutricional de doenças atendidos na Enfermaria e Ambulatório de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas e do Ambulatório do Hospital Dia de AIDS, incluindo: inquéritos alimentares, correção dietética de acordo com tolerância e preferências alimentares de cada indivíduo e da patologia de base; antropométrico e o bioquímico nutricional.

 

 

Nutrição em Gastroenterologia

O programa conta com formação teórica sobre avaliação nutricional em doenças do aparelho digestório, dietas especiais e todas tecnologias envolvidas. Sua parte prática, desenvolve-se dentro do Hospital dasClínicas e nos Ambulatórios da especialidade: Gastro Geral, Hepatologia, Transplante Hepático, Hepatites, Doenças Inflamatórias, Distúrbios motores, com apoio de forte equipe multidisciplinar. Somam-se atividades preparatórias de pesquisa e docência.

 

 

Pesquisa Clínica em Gastroenterologia e Hepatologia

Preparar pessoal da área de ciências da saúde no sentido de implementar sua formação dentro de áreas importantes de pesquisa clínica envolvendo fármacos e metidos, tais como diagnósticos bioquímicos, clínicos, nutricionais e através de metodologia armada, via endoscopia, eletromanometria, anátomo pato0logia, pesquisa experimental e exames de imagem em gastroenterologia e hepatologia.

 

Protozooses Médicas

Protozoários de importância médica, com especial referência à doença de Chagas, toxoplasmose, leishmaniose, malária. Protozoários como agentes intra-celulares. Papel das células fagocíticas, cinética das citocinas: Estudo e Imunidade celular “in vitro”. Testes sorológicos, Xenodiagnóstico artificial para diagnóstico etiológico de doença de chagas; infecção experimental de T. gondii com glucana em camundongos, identificação de cryptosporidiose.

 

 

Psicologia da Saúde

Atendimento de caso novo, psicodiagnóstico e intervenção psicoterápica individual e grupal de crianças, adolescentes e seus familiares e, de adultos. Assistência psicológica a pacientes internado no HC. Seminários sobre temas de psicoterapia, psicopatologia e interconsulta psicológica. Supervisão individual e grupal dos atendimentos. Reuniões clínicas em equipes multiprofissional.

 

 

Psicologia em Diálise

Avaliação psicológica de pacientes acompanhados na Unidade de Diálise; Intervenção psicoterápica individual e grupal; Assistência psicológica a pacientes da Unidade de Diálise internados no Hospital das Clínicas; Assistência psicológica e orientação a familiares dos pacientes da Unidade de Diálise; Formação teórica em temas de teorias e técnicas psicoterápicas, psicopatologia e psicologia da saúde; Supervisão doa atendimentos psicoterápicos; Reunião multidisciplinar.

 

 

 

 

Psicologia em Saúde Pública

Sistema Único de Saúde – histórico, princípios e organização dos serviços de saúde; Política Nacional de Saúde Mental-Histórico e momento atual; o Papel e as práticas da Equipe de Saúde Mental na Unidade Básica de Saúde; as primeira entrevistas e o processo psicodiagnóstico; o processo psicoterápico grupal e individual; modalidade de trabalho com grupos. 

 

 

Psicologia Hospitalar em Gastroenterologia

Avaliação psicológica de pacientes da área de Gastroenterologia e Hepatologia. Intervenção psicoterápica individual e grupal. Assistência psicológica individual e grupal aos pacientes e seus familiares no Hospital das Clínicas. Formação teórica: psicoterapia, psicosomática, psicopatologia e psicologia da Saúde. Supervisão individual e grupal por equipe de gastroenterologia e equipe de psicologia dos atendimentos psicoterápicos dos casos novos e psicodiagnóstico.

 

Psicologia Hospitalar em Pediatria

Dar continência e facilitar a adaptação de crianças com problemas específicos decorrentes da internação. Orientar as famílias da criança internada. Analisar a dinâmica das relações e os canais de comunicação na equipe hospitalar, programando continuidade e mudanças. Avaliar crianças com risco de atraso no desenvolvimento (biológico e ambiental), no ambulatório e berçário e orientar estratégias de estimulação. Elaborar e executar pesquisa abordando algum tópico de psicologia pediátrica.

 

 

Radiobiologia e Fotobiologia

Anatomia topográfica e seccional, Física e biofísica das radiações, Radiobiologia e Fotobiologia Médica, Imagenologia e Radioterapia, ètica profissional na Radiologia, Proteção Radiológica e pesquisas científicas na área de Radiologia Experimental e Clínica.

 

 

 

 

Saúde Escolar

Saúde Escolar com uma questão de Saúde Pública/O atendimento à saúde escolar na perspectiva de consolidação do SUS/Saúde e Educação na atenção às necessidades do escolar/Práticas de atenção à saúde do escolar/ Fracasso escolar no Brasil/ Construtivismo e processo de aprendizagem/ O escolar e a família/ A interdisciplinaridade na atenção à saúde? Práticas de atenção à saúde escolar específicas da área de formação profissional do aprimoramento através de atendimento a escolares e família.

 

 

Saúde Pública

Atividades práticas mediante estágio no: Centro de Saúde Escola; Núcleo de vigilância Epidemiológica do HC; Secretaria Municipal de Saúde e suas Unidades de Saúde; DIR XI. Atividades teóricas mediante seminários dos módulos: Ciências Sociais;

 

 

Serviço Social em Diálise

SUS Insuficiência Renal Crônica, Serviço Social e Saúde LOAS, Multidisciplinariedade Política Nacional de Atuação ao Portador de Doença Renal.

 

 

Serviço Social em Saúde Mental

Prática profissional de Serviço Social em Saúde Mental (realização de atividades grupais e individuais; casos novos; participação comunitária e em ONGs; visitas domiciliares; supervisão e seminários contínuos objetivando discussão teoria-prática, estimulando uma reflexão crítica do exercício profissional.

 

Serviço Social em Saúde Pública

O mercado de trabalho é carente de profissionais de Serviço Social com qualificação. Os mesmos podem atuar na rede pública e privada de saúde, na área da educação e assistência, na assessoria a organizações não governamentais e outras.

 

 

 

 

Tecnologias da Informação em Saúde

Gestão e planejamento de recursos da informação; Desenvolvimento de informações em meio eletrônico; Operação e manutenção de mídias eletrônicas; Noções gerais da educação em Saúde; Aplicação da tecnologias da informação na capacitação de recursos humanos na área de saúde.

 

 

Terapia Ocupacional em Atenção Psicossocial

Práticas profissionais de terapia ocupacional (grupais/individuais e sociais-acompanhamento terapêutico e oficinas, etc.) desenvolvidas em serviços de Saúde Mental Extra-Hospitalares e Agencias Comunitárias norteadas pelos princípios da atenção Psicossocial em Saúde Mental e pelo SUS, com supervisão contínua e formação teórico-crítica integrada através de seminários de Terapia Ocupacional, Saúde mental e Atenção Psicossocial e laboratório de atividade, práxis grupal e Terapia Ocupacional.

 

 

Terapia Ocupacional em Reabilitação Física Infanto-Juvenil

Capacitação técnica de terapeutas ocupacionais na área de reabilitação física direcionando a atuação no sistema de saúde vigente junto à equipe multiprofissional considerando a multiplicidade dos fatores biopsicossociais.

 

 

Terapia Ocupacional em Saúde Mental

Prática profissional de Terapia Ocupacional em Saúde Mental (grupais/individuais e sociais – acompanhamento terapêutico e oficinas, etc.) desenvolvidas em serviços Extra-Hospitalares e Agencias Comunitárias norteadas pelos princípios da Atenção Psicossocial em Saúde Mental e pelo SUS, com supervisão contínua e formação teórico – crítica integrada através de seminários de Terapia Ocupacional, Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Laboratório de atividade, práxis grupal e Terapia Ocupacional.

 

 

Terapia Ocupacional em Saúde Mental Infanto Juvenil

Fundamentação teórico-prática em Terapia Ocupacional e outras disciplinas afins por meio de seminários gerais e específicos, supervisões e treinamento em serviço, participação em reunião clínica multiprofissional. Atuação no serviço público em prevenção, tratamento, reabilitação e inclusão psico-sócio familiar. Política de saúde mental e práticas em Terapia Ocupacional que visem à manutenção e re-inclusão social: centro de convivência, oficinas terapêuticas e de geração de renda, cooperativas, etc.

Atualizada em 11/10/2012 às 10:45 - Responsável: Nelson de Souza Nogueira Filho